Brenda Ligia-Cinema,TV,Teatro

Minha foto
Brenda Ligia, atriz. Estreias em 2017: “Onde Quer Que Você Esteja” (longa da Macondo Filmes/SP); “Causa Mortis” (curta da LRJ Filmes/PE), “Sob Pressão” (série da Rede Globo/ direção: Andrucha Waddington) e “África da Sorte” (série da TV Brasil/direção: Renata Pinheiro). Brenda está nos longas "Todas as Cores da Noite" (Pedro Severien), "As Melhores Coisas do Mundo" (Laís Bodanzky), "Sangue Azul" (Lírio Ferreira), "Bruna Surfistinha" (Marcus Baldini). Atuou nas séries de televisão "A Mulher do Prefeito" (Rede Globo), "Beleza S/A" (GNT), "9mm SP" (Fox), "Somos Um Só" (TV Cultura). Também é apresentadora e videomaker (roteiriza, dirige e monta curtas autorais). Protagonizou diversos comerciais e videoclipes musicais. Estudou no Teatro Escola Macunaíma/SP; atuou em comédias, musicais, infantis e dramas. Foi dirigida por Wagner Moura na leitura dramática do espetáculo “Tchau, Querida!”, de Ana Maria Gonçalves, no Auditório Ibirapuera (nov/16). É formada em Comunicação Social pela Faculdade Oswaldo Cruz/SP, cursou Ciências Sociais na University of the West Indies (Trinidad & Tobago, Caribe) e Francês em Vevey (Suíça). CONTATO: brenda.ligia@hotmail.com

28 de outubro de 2014

Mais "Sangue Azul" nos cinemas

Alô, meu Nordeste! Atenção aos próximos passos do nosso premiado longa-metragem Sangue Azul - O Filme, de Lirio Ferreira/PE (Drama Filmes/SP): será exibido a céu aberto, n'O Pico, nos dias 30/10, 31/10 e 2/11, na ilha de Fernando de Noronha (onde filmamos).

-Dia 02 de novembro (domingo), aqui no Recife, haverá sessão especial de encerramento do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, às 20h, no Cinema São Luiz

-E dia 05 de novembro (quarta-feira), em Salvador, vai passar às 18:40h no Panorama Internacional Coisa de Cinema.

Os atores Brenda Ligia e Daniel de Oliveira em cena do longa-metragem Sangue Azul, de Lirio Ferreira (Drama Filmes)
Só pra lembrar: "Sangue Azul" ganhou prêmio de melhor longa-metragem de ficção no Festival do Rio | Rio International Film Festival 2014, concorrendo com 41 outros longas. O cineasta Lirio Ferreira também foi premiado como melhor diretor. Rômulo Braga ganhou como melhor ator coadjuvante. Já no Paulínia Film Festival, o filme venceu com melhor fotografia e figurino. 

Ou seja, SEN-SA-CIO-NAL! E imperdível. 

(Sangue Azul estreia nos cinemas no primeiro semestre de 2015).

20 de outubro de 2014

Mostra Internacional de Cinema/ São Paulo

Sangue Azul no Adoro Cinema
Aos amigos que ainda não assistiram ao nosso premiado Sangue Azul - O Filme no cinema: vai passar esta semana na 38ª Mostra Internacional de Cinema / São Paulo International Film Festival!  
Dia 21/10, terça-feira, às 21:40h, no Reserva Cultural, e dia 26/10, domingo, às 16:15h, no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca.

Aos amigos do Recife, o filme será exibido no encerramento do festival Janela Internacional de Cinema do Recife, no dia 2 de novembro, domingo, às 19h30h, no elegante e tradicional Cinema São Luiz

Vamos nessa? 


19 de outubro de 2014

Prêmio Esso de Jornalismo

Há algum tempo, tive a honra de participar do projeto "A História de Mim", de uma das minhas jornalistas favoritas, Fabiana Moraes. Foi um lindo trabalho! Acabei de saber que está concorrendo ao Prêmio Esso de Jornalismo, o mais importante do país. Foram avaliados mais de mil trabalhos, restando apenas 35 finalistas. Os vencedores serão conhecidos dia 15 de novembro. 

Ah, e o projeto também tem uma exposição no Museu Mamam de Recife até o começo de novembro.   
Imperdível! Fabiana brilhando no Jornal do Commercio!

Brenda Ligia em A História de Mim
Concorrendo ao Prêmio Esso de Jornalismo (Fabiana Moraes/ JC)
 

9 de outubro de 2014

Prêmio de melhor filme para Sangue Azul (Festival do Rio)

Cineasta Lírio Ferreira e atriz Brenda Ligia
em Fernando de Noronha (Sangue Azul)
Ontem à noite, no Rio de Janeiro, nosso "Sangue Azul - O Filme" ganhou o prêmio de melhor longa-metragem de ficção no Festival do Rio | Rio International Film Festival (concorrendo com 41 outros longas)! O cineasta Lirio Ferreira também foi premiado como melhor diretor. De fato, todas as vezes em que tive o privilégio de ser dirigida pelo talentoso pernambucano, criou-se uma atmosfera mágica onde a criatividade reinava. O homem trabalha com aquele brilho nos olhos de criança quando abre um brinquedo pela primeira vez. Ele vibra (ou sofre) junto com a gente! É um artista que consegue extrair o melhor de cada ator, pois sabe exatamente o que quer de cada cena (ou finge saber muito bem! hehehe), agregando ao fluxo imprevisível do processo criativo. Isso é lindo e raro!



Sangue Azul no Festival do Rio
Lirio Ferreira, vulgo "Gatito", um cineasta sensível e aberto ao teatro do acaso, permite que seu talento instintivo comande o elo ator-diretor. É rico, único e gratificante! Quem viveu, sabe como é... amor à arte e à vida. 


Gatito, parabéns! Muito amor pra você! Muito obrigada! "Jandira" foi um personagem inesquecível que você me deu de presente para batizar Fernando de Noronha com nosso "Sangue Azul". Aprendi muito com você e com sua trupe de primeira linha... experiência única! 


PS.1: Sangue Azul, que também levou prêmios no Paulínia Film Festival, será exibido em breve, no festival Janela Internacional de Cinema do Recife. Por enquanto, segue sem data de estreia nacional. Também estou louca pra assistir! Parabéns, também, pro Rômulo Braga, que ontem ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante. 


PS.2: Abaixo, trechos de um episódio da série de televisão "Somos Um Só" (Tv Cultura), sob direção de Lírio Ferreira. Com: Brenda Ligia, Xico Sá, Mário Bortolotto, José Mojica Marins Zé Do Caixão, Lirinha, Halley Maroja e grande elenco.

8 de outubro de 2014

Amor incondicional

Brenda e Raul (#34 semanas). Foto: Edson Kumasaka. Maquiagem: Sabrina Simões
Nem o sol nascendo na praia dos Carneiros, nem o sonho bom do sono de conchinha com o amado, nem o escuro do cinema com a música que emociona. Nem a galinhada que minha vó fazia, nem o passeio inesquecível aos jardins italianos do Lago Maggiore, nem a hora da descida no barco Viking, nem as crises de riso incontrolável na calada da noite. Nada disso, nem tudo isso, pode ser comparado à felicidade de olhar o resultado do exame “ecocardiografia fetal com mapeamento de fluxo em cores” e ver que o neném está perfeitamente saudável! De repente, isso é tudo o que me importa na vida.

Pode sugar todo o cálcio dos meus dentes. Botar peso na minha bacia. Ocupar todo o espaço interno, me deixar cheia de azia. Quando ele se mexe, nadando brincalhão aqui, me derreto e o amor transcende. Raul, que me conhece por dentro, mesmo depois de sair, irei carregá-lo pra sempre no coração. Isso é amor incondicional.

Em breve, eu e seu pai voltaremos pra casa pra esperar você ficar pronto pra vir à luz... meu filho pernambucano, com muito orgulho.

4 de outubro de 2014

Deus

São Paulo
O táxi estava parado no ponto. Pedi pra me deixar na Juscelino.
-Pra quando é?
-Ué, agora.
-Não, o bebê.
-Ah, novembro.
Riso amarelo via retrovisor.
-Eu também tenho 3 meninas. Mas tô separado delas. Aprontei com a minha mulher, sabe, moça? Eu mexia com coisa errada...
Por algum motivo que até agora não consigo desvendar, o taxista resolveu desabafar comigo. Em menos de alguns quarteirões, incluindo o trânsito do rush, me contou que aplicava golpes em caixas eletrônicos. É... isso mesmo.
Falando em banco, eu, no de trás, procurava transparecer serenidade diante da revelação.
Av. Europa parada, imagina. Ele disse que um dia foi pra quadra curtir com os trutas e traiu a esposa com uma prima. Aí foram pro hotel e passaram a noite no “rá-tá-tá”.
-Quando o dia tava clareando, me vi naquela situação. Pensei na minha família, me ajoelhei e pedi a Deus pra me salvar. Eu não aguentava mais! E ele falou comigo, sabe? Eu senti, moça, te juro pra você.
Concordei com a cabeça; “é... tava doidão”.
-Mas eu ainda tinha um corre pra fazer de manhã com os camaradas. Era pra ser o último. E cê acredita que nós rodamos?!
Eu, passageira sonsa, achando tudo su-per nor-mal.
Contou que ficou mais de 1 ano preso. A mulher só foi visitá-lo uma vez. As filhas, nenhuma. “Porque cadeia não é lugar de criança”. Na cela, fez vários amigos firmeza. Ficar trancado foi até bom pra largar o crack, porque estava desandado. E foi lá dentro que recebeu a bênção e Deus tocou seu coração: foi curado pelo Pai. Emocionado, enxugou os olhos por trás dos óculos de grau.
-Aprendi a roubar por causa da televisão, vendo o Lucas da novela Top Model, lembra? Pena que perdi minha família por causa disso... olha ali, que da hora!
De repente, viu um prédio comercial, na Faria Lima, todo espelhado e moderno. Achou lindo; pegou o celular e tirou 3 fotos. “Vou mandar pra ela, pelo whatsapp”. Ah, tá.
Ufa, chegamos. Parou o carro. Confusa, dei 30 reais.
-Moça, posso te fazer uma pergunta pra você?
Ai, ai, ai... gelei. Mas manda, vai. Ele quis saber se, quando eu rezava pra pedir alguma coisa pra Deus, conseguia ouvir a resposta dos céus.
-Olha, pra ser sincera, moço, ultimamente não tenho pedido nada pra Deus, não. Somente agradeço, todos os dias. E muito obrigada... fica com Deus.
Sorri e bati a porta tão forte que quase não deu pra ouvir quando ele respondeu “amém”. Foi sem querer.

2 de outubro de 2014

Libertem Angela Davis

Libertem Angela Davis
Saí do cinema extasiada com o primoroso documentário “Libertem Angela Davis”, que teve estreia hoje. Que mulher! Que força! Que mito! Poder para fazer História e combater o sistema, lutando pela liberdade dos oprimidos. Símbolo de resistência contra o racismo, o machismo, a injustiça social... que belo exemplo de amor, luta e revolução política!
O filme é lindamente arranjado, bem montado, ilustrado, musicado... super envolvente. Me fez lembrar que as dores da vida podem nos derrubar ou fortalecer; a escolha está dentro de cada um de nós. E é possível sentir-se livre mesmo estando confinada a algo, pois o conhecimento é o poder capaz de mudar o mundo... PODER PARA O POVO!
Assistam... “Libertem Angela Davis”!
http://youtu.be/Yp9StQhWGdc (música para ela, feita por John Lennon) 

Reta final do trabalho

Estamos na primeira reta final de trabalho... agradeço a cada um desta equipe de primeira com quem tive o prazer de conviver ao longo dos últimos meses. Obrigada, meus caros! Até a próxima.
Brenda Ligia em gravação no estúdio

Equipe D14 Filmes / SP