Brenda Ligia-Cinema,TV,Teatro

Minha foto
Brenda Ligia é atriz, mestre de cerimônias, diretora, apresentadora e locutora trilíngue (inglês/francês). Como atriz, atuou em 15 longas, 12 séries de TV, dezenas de curtas e espetáculos. Prêmios/ ATRIZ -Prêmio de melhor atriz no Brazil New Visions Film Fest (2023) -Prêmio de melhor atriz no Festival Riba Cine RJ (2022) -Prêmio de melhor atriz no Festival CinePE (2017) Prêmios / Diretora: -Prêmio Diáspora no Silicon Valley African Film Festival (USA, 2020) pelo seu curta Contraste, lançado pela MídiaNINJA -Prêmio Empathy no Essential Stories Project USA (2020) pelo seu documentário Ilê -Prêmio Especial no Cine PE (2014) pelo seu documentário Rabutaia CINEMA Cidade; Campo (Berlinale) 2024, Amado (Globoplay, Telecine) Sangue Azul (Netflix), Bruna Surfistinha (Netlix), etc. TV Séries Além do Guarda-roupa (HBO Max), Assédio (TV Globo, GloboPlay), Sob Pressão (Globo), A mulher do prefeito (Globo), etc. MC Brenda Ligia está na lista das 10 melhores mestres de cerimônias do Brasil, via Super SIPAT. Contato: atendimento@castinglab.com.br

31 de março de 2014

Meu filme "Rabutaia" no jornal de hoje

Rabutaia, documentário dirigido por Brenda Ligia
Dos 403 filmes inscritos no Festival de Cinema Cine Pe 2014, meu curta foi selecionado! Vai passar dia 26 de abril (sábado), às 19h no Teatro Guararapes (lotação: 2.400 lugares). Uhuuu!

"Rabutaia", direção: Brenda Ligia. Um mergulho no caldeirão de memórias de Gilson Silva: brasileiro, casado e letrado, que ama e é amado, bem humorado, barbado... trocando em miúdos, "a carne mais barata do mercado".

Filme em português do Brasil: contém violência, comida, samba, doença, carnaval, intervenção cirúrgica, vergonha, perspicácia e, sobretudo, muita RABUTAIA.

Rabutaia no jornal de hoje
Estreia 26/04 no Cine PE
Saiba mais aqui: O Globo (http://oglobo.globo.com/cultura/cine-pe-divulga-lista-de-filmes-em-competicao-12036859)


Cine PE 2014

Vou explodir de felicidade: dos 403 filmes inscritos no Festival de CinemaCine Pe 2014, meu curta foi selecionado! Vai passar dia 26 de abril (sábado), às 19h no Teatro Guararapes (lotação: 2.400 lugares). Uhuuu! 
Teatro dos Guararapes no Cine PE
Na programação, filmes da Itália, Portugal, Argentina, Chile, Estados Unidos (vai passar o novo do Wes Anderson, que teve estreia mundial no Festival de Berlim!), SP, RJ, MG, RS, PA, PR e, claro: do meu amado estado de Pernambuco . Também estarão presentes os homenageados Laura Cardoso e José Wilker
Estou rindo de orelha à orelha!

28 de março de 2014

Gravando!

Atriz Brenda Ligia em gravação no estúdio da Oficina de Imagens

Com o diretor Marcelo Pinheiro

23 de março de 2014

Brasil

Li no jornal que a família de Sérgio Guerra, deputado tucano falecido há pouco, vai receber quase 1 milhão (R$913.930,02) dos colegas da Câmara. Enquanto isso, Cláudia Silva Ferreira, empregada doméstica brutalmente assassinada e arrastada por criminosos PMs que fazem parte de uma das tropas que mais mata gente, deixou 4 filhos biológicos e 4 adotivos, que vão receber como conforto desenhos de artistas para homenageá-la e "resgatar sua dignidade". Hoje, domingo, é aniversário de 2 de seus filhos, que completam 10 anos sem a presença da mãe. 
Boa noite, Brasil.

20 de março de 2014

Que jantar!

Recebemos um presente divino: convite para um jantar especialmente preparado por nosso amigo chef de cozinha croata-chileno Claudio Galvez-kovacic. Mas não era somente um jantar; era a atmosfera que circunda o mundo mágico do anfitrião, um portal que transcende para além dos prazeres gastronômicos... algo muito especial. 

Jantar do chef croata-chileno Claudio Kovacic
Seu lar de janelas abertas por onde respiram plantas cheirando a bem estar... o gato que passa o rabo manhoso nos meus pés descalços... o sofá branco que acolhe e abraça... as velas que mistificam a cozinha banhada ao sabor doce-picante... os vinhos que harmonizam, o papo que diverte, a felicidade que expande a mente e estampa um sorriso no peito. 

Cláudio cozinha como quem brinca de deus; isto alimenta o estômago e a alma da gente. Seu talento na Kovacic A Cozinha encanta tanto quanto sua presença brilhante: o espetaculoso amigo chef é um realmente um espetáculo. OBRIGADA! 

“Uma experiência única de prazer estético e gastronômico envolvendo o uso de todos os sentidos; uma escandalosa pausa coletiva para a redefinição do inusitado a partir de elementos catárticos, extemporâneos, transordinários ou mesmo banais”.

19 de março de 2014

Reunião com a Presidenta Dilma

À esquerda, de preto e branco, minha brilhante prima ibiaense, a escritora Ana Maria Gonçalves. À direita, a presidenta Dilma, que, às pressas, convocou integrantes dos Movimentos Negros para uma reunião de urgência, solicitando apoio e sugestões para termos uma “copa feliz". 

À esquerda, Ana Maria Gonçalves. À direita, a presidenta Dilma. (Reunião com integrantes dos Movimentos Negros)
"No país do futebol, não foram os alarmantes números dos assassinatos de jovens negros que motivaram o chamado. Na terra de Pelé, não foi a gravidade dos dados sobre mortes evitáveis entre pessoas negras atendidas pelo SUS que impulsionou a ação. Também não foi o incômodo diante dos conteúdos e formatos racistas de programas televisivos que serviu como catalizador de tudo. O jogo de forças que nos conduziu ao lugar de sujeito estratégico neste momento específico remete, pois, aos desafios da realização da copa do mundo de futebol em junho próximo, tendo como slogan 'Copa pela paz e contra o racismo'”.
(Doutoranda e mestre em História, jornalista, integrante do Coletivo Pretas Candangas e autora do livro "Imprensa negra no Brasil do século XIX")

13 de março de 2014

Ah! - Direção: Brenda Ligia

"Você pode ser feliz!" Mexerica Filmes orgulhosamente apresenta "Ah!". Direção: Brenda Ligia.
Música: Ah! Banda: os poETs (Alexandre Brito, Ricardo Silvestrin, Ronald Augusto).
Fotografia: Marcelo Pinheiro
Quem gostou?! 
Making of do videoclipe Ah! (direção: Brenda Ligia)
Com Marcelo Pinheiro, Praia de Boa Viagem (PE, Brasil)
Você pode ser feliz!

11 de março de 2014

As Confrarias em DVD

Fechando este importante ciclo, ficaram prontos os DVDs do espetáculo As Confrarias, sob direção do diretor Marcelo Pinheiro (Ateliê Produções). 
Encenador: Antonio Cadengue

As Confrarias em DVD- direção: Marcelo Pinheiro (Ateliê Produções)
Escrito por Jorge Andrade, um dos maiores dramaturgos brasileiros, o texto inédito no Brasil teve estreia em junho de 2013, com temporada no Teatro Barreto Júnior. Em setembro, participamos da Mostra de Artes Aldeia Yapoatan/Sesc, no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu). Em novembro, viajamos pelo Palco Giratório/ Aldeia Olho D'Água dos Bredos, no Sesc arcoverde. Selecionados para o Festival Recife do Teatro Nacional, tivemos apresentações na capital em dezembro passado. E, com chave de ouro, abrimos os trabalhos em 2014 no Festival Internacional de Artes Cênicas Janeiro De Grandes Espetáculos


Ambientada nos fins do século XVIII, em meio aos embates da Inconfidência Mineira, "As Confrarias" esboça a estrutura da sociedade colonial abordando um tema recorrente na dramaturgia de Jorge Andrade: a morte sem sepultura. O espetáculo conta a história de Marta (Lúcia Machado/ Nilza Lisboa), uma mãe que carrega o corpo do filho morto por suspeita de conspiração, em busca de solo sagrado para enterrá-lo. Em sua missão, tem a ajuda da cortesã Quitéria (Brenda Ligia), amante do seu filho José (Roberto Brandão), com quem percorre as sedes de quatro Confrarias, estabelecendo um jogo que desmascara os interesses econômicos, preconceitos, ressentimentos, ódios e ambições por trás das instituições religiosas.

8 de março de 2014

8 de março na Folha de SP

Primas Brenda Ligia Miguel e Ana Maria Gonçalves

Eu, caçula, amo meus irmãos mais velhos, mas sempre quis ter uma irmã pra dividir o quarto, os segredos, as roupas, a vida. Aí, um belo dia, minha prima foi pra SP morar com a gente por um tempo. A jovem Ana Maria dava aulas de inglês; era quase independente. Tinha amigos da Faap que tocavam violão em turmas. Gostava de ficar lendo, quietinha, no nosso apartamento em Higienópolis. Eu achava lindo seu jeito de trançar os cabelos crespos à hora de dormir. Os olhos, claros, num tom de verde com amarelo e mel. Criamos piadas internas em mineirês-dialeto; víamos televisão com o aparelho desligado (juro!), comentando os supostos programas imaginários e rindo do nosso próprio "burricimento". Uma vez, peguei seu diário escondido (eu queria ser Ana), mas confessei o pecado; perdoada. Minha prima, amiga, virou irmã, com todo o amor que pode haver nessa vida, incluindo conselhos ácidos. 

Depois da faculdade de Publicidade e de toda a loucura da cidade, a prima se cansou e bolou um plano: foi pra ilha de Itaparica morar numa casa com paredes coloridas, bem pertinho do mar. Escreveu um livro: sucesso. E depois escreveu outro: quase mil páginas de mais sucesso ainda, Um defeito de cor - O livro - de Ana Maria Gonçalves, que chamou atenção do cineastaFernando Meirelles e deve virar série da Rede Globo com direção de Luiz Fernando Carvalho. Aguardem... a moça promete e cumpre.

Depois de anos morando em Nova Orleans, ela está de volta ao solo brasileiro. Atualmente, trabalha em série pra TV e filme pro cinema, no melhor estilo do longa premiado do Oscar "12 Anos de Escravidão". No nosso caso, o personagem brasileiro é Luís Gama, que foi escravizado, leiloado, e, com persistência, conseguiu liberação do cativeiro após "7 anos de escravidão". Seus relatos escritos no Brasil escravocrata do século XIX são os únicos de que se tem notícia. Nos Estados Unidos, eles preservam documentos com narrativas de ex-escravos. Aqui no Brasil, não. Por isso, gente como minha prima-irmã-amiga Ana Maria Gonçalves é fundamental para passar a limpo nossa História suja. Orgulho, saudade e gratidão. 

HOJE, 8 de março, no jornal Folha de S.Paulo, na capa da Folha Ilustrada
(guardem pra mim esta matéria de Sylvia Colombo, por favor!) 
Folha de SP (Ilustrada): matéria sobre o trabalho de Ana Maria Gonçalves

7 de março de 2014

Praia dos Carneiros

Meu Paraíso na Terra fica no litoral de Pernambuco, na Praia dos Carneiros. Um lugar mágico, cheio de encantos naturais e belezas estonteantes, que apaziguam a alma do viajante e deixam qualquer coração em paz, extasiado com tamanha força da natureza. Voltei pra casa revigorada! Agradeço a presença dos amigos no Bangalô do Gameleiro, onde passamos dias especiais entre pessoas tão queridas. Feliz! 
Praia dos Carneiros, Pernambuco, Brasil





2 de março de 2014

Hoje a Mangueira Entra

Hoje a Mangueira Entra é nosso bloco de carnaval! Tradição há 20 anos em Olinda, PE, Brasil.
Brenda Ligia no bloco de carnaval Hoje a Mangueira Entra (Olinda, PE, Brasil)

Brenda Ligia e Marcelo Pinheiro
Foto: Marcelo Pinheiro

Foto: Marcelo Pinheiro