Brenda Ligia-Cinema,TV,Teatro

Minha foto
Brenda Ligia é atriz, mestre de cerimônias, diretora, apresentadora e locutora trilíngue (inglês/francês). Como atriz, atuou em 15 longas, 12 séries de TV, dezenas de curtas e espetáculos. Prêmios/ ATRIZ -Prêmio de melhor atriz no Brazil New Visions Film Fest (2023) -Prêmio de melhor atriz no Festival Riba Cine RJ (2022) -Prêmio de melhor atriz no Festival CinePE (2017) Prêmios / Diretora: -Prêmio Diáspora no Silicon Valley African Film Festival (USA, 2020) pelo seu curta Contraste, lançado pela MídiaNINJA -Prêmio Empathy no Essential Stories Project USA (2020) pelo seu documentário Ilê -Prêmio Especial no Cine PE (2014) pelo seu documentário Rabutaia CINEMA Cidade; Campo (Berlinale) 2024, Amado (Globoplay, Telecine) Sangue Azul (Netflix), Bruna Surfistinha (Netlix), etc. TV Séries Além do Guarda-roupa (HBO Max), Assédio (TV Globo, GloboPlay), Sob Pressão (Globo), A mulher do prefeito (Globo), etc. MC Brenda Ligia está na lista das 10 melhores mestres de cerimônias do Brasil, via Super SIPAT. Contato: atendimento@castinglab.com.br

8 de dezembro de 2013

Meu prêmio

Ontem, sábado à noite, foi a cerimônia de premiação do Festival de Curtas de Pernambuco (15º FestCine), no luxuoso e histórico Cinema São Luiz. Todos estávamos arrumados, satisfeitos, felizes: estes últimos dias foram de celebração ao cinema, com dezenas de novos olhares sobre os mundos e possibilidades de reflexões criativas. Um festival sério e democrático, que, aberto a todos os gêneros e categorias, me permitiu participar deste memorável espetáculo artístico. O júri, de competência indiscutível, premiou (entre outros):

-o documentário "Os Silenciados não Mudam o Mundo", do amigo Alexandre Alencar (que faz um cinema importantíssimo, corajoso, que realmente muda o mundo!); 
-o ficcional "Carne", do amigo Caco Nigro (que é um jovem rapaz talentosíssimo; e gente boa demais); 
-o videoclipe "Passione", dirigido por um dos meus cineastas preferidos, Lírio Ferreira! Co-direção: Alexandre Stockler. Música do grande mago Junio Barreto, meu grande amigo que foi quem me trouxe ao Recife carnavalesco pela primeira vez, há quase 9 anos!

E, tcham tcham tcham tcham: o prêmio de melhor curta-metragem experimental (que era a categoria na qual o meu "Vamos Abraçar o Sol" concorria), foi para um cara que admiro muito: o gênio brilhante, meu caro amigo Pedro Severien, pelo incrível filme "Rodolfo Mesquita e as Monstruosas Máscaras de Alegria e Felicidade". É impressionante como tudo que este moço toca, dá certo! Tem o dom, o cineasta professor. Foi quem me inventou… nosso longa "Todas as Cores da Noite", sob direção dele, estreia em 2014.

Aí, durante a cerimônia, Pedrinho nos proporcionou um momento mágico: convidou os presentes da platéia a se juntarem a eles, ali na frente da telona do São Luiz, para, simbolicamente, formarmos um paredão de gente unida em prol do cinema, da arte, da criação coletiva. Aos poucos, fomos nos levantando timidamente; depois, a passos largos. Todos postos juntos, sorrindo ali à frente, na mesma energia, vibrando pela mesma causa, naquele lugar lindo, único, cheio de história, gente, poesia, e arte. Olhei pro teto desenhado em cores de sonho, apertei a mão do meu marido e fui invadida por uma coisa tão boa, mas tão boa, que me fez perceber que era exatamente ali que eu deveria estar, naquele momento. Acho que isso chama felicidade, não sei. Foi este meu grande prêmio da noite, da vida. Inesquecível.
Gravação do videoclipe Passione em SP
Música de Junio Barreto. Direção de Lírio Ferreira. Com Mariana Ximenes.

"O oposto da morte é o desejo."
Blanche Debois (Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams)
"Passione", de Junio Barreto. 

Parabéns a Lucas Mariz, Mariana Porto, Bruna Monteiro, Nathalia Dielu, Leo Tabosa, Johnny Hooker, Leonardo Castro, André Arôxa, Júlio Cavani, Paulo Leonardo, Lia Letícia, Karen Black, Iezu Kaeru, Mariana Lacerda, Marcelo Pedroso, Milena Times, João Maria, Mateus Alves, Carla Francine, Marília Mendes, André Brasileiro e Milena Evangelista. Vocês são demais!

Nenhum comentário: