Brenda Ligia-Cinema,TV,Teatro

Minha foto
Brenda Ligia é atriz, mestre de cerimônias, diretora, apresentadora e locutora trilíngue (inglês/francês). Como atriz, atuou em 15 longas, 12 séries de TV, dezenas de curtas e espetáculos. Prêmios/ ATRIZ -Prêmio de melhor atriz no Brazil New Visions Film Fest (2023) -Prêmio de melhor atriz no Festival Riba Cine RJ (2022) -Prêmio de melhor atriz no Festival CinePE (2017) Prêmios / Diretora: -Prêmio Diáspora no Silicon Valley African Film Festival (USA, 2020) pelo seu curta Contraste, lançado pela MídiaNINJA -Prêmio Empathy no Essential Stories Project USA (2020) pelo seu documentário Ilê -Prêmio Especial no Cine PE (2014) pelo seu documentário Rabutaia CINEMA Cidade; Campo (Berlinale) 2024, Amado (Globoplay, Telecine) Sangue Azul (Netflix), Bruna Surfistinha (Netlix), etc. TV Séries Além do Guarda-roupa (HBO Max), Assédio (TV Globo, GloboPlay), Sob Pressão (Globo), A mulher do prefeito (Globo), etc. MC Brenda Ligia está na lista das 10 melhores mestres de cerimônias do Brasil, via Super SIPAT. Contato: atendimento@castinglab.com.br

13 de fevereiro de 2013

Drama, poesia e arte

Marcaram a reunião pro dia do meu aniversário: às 20h de uma noite quente de fevereiro. Entrei no elevador com o pé direito no trabalho novo, toda perfumada com colônia cítrica. Ufa, pontual: desliguei o celular e ajeitei a alça do vestido novo. O espelho escondia o segredo: era meu aniversário. Sorri. 

Desde menina, já enfeitiçada pela grandeza do teatro, meus olhos miram o palco feito criança no barco Viking... querendo tudo, tanto. "Meu presente é aqui, no Pina, agora", penso, "chegando à leitura do espetáculo 'As Confrarias', de Jorge Andrade (da década de 60: momento histórico); sob direção do competente Antonio Cadengue (majestoso); estreia em junho; com a Cia Teatro de Seraphim (tradicional) e seus grandes profissionais (meus novos confrades)". Cheguei: surpresa! "Parabéns pra você", abraços, presentes (com dedicatória dos autores) e brinde com prosecco (à generosidade do bom pernambucano).

Voltar aos palcos é sempre fascinante, mas dessa forma é um estado de graça. É instigante desbravar as delícias da pesquisa histórica através de artigos, teses, livros... Estou na centésima página de "A Morte é uma Festa" (Cia das Letras); passei o carnaval estudando sobre ritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XIX. Ocupada e adorando. 

Ok. Encaro a responsabilidade da dramaturgia séria, sólida, como instrumento de transformação social e reflexão política. Aceito o desafio de emprestar meu corpo à personagem Quitéria, ex-escrava na sociedade mineira do Brasil colonial, com questionamentos religiosos e étnicos. Estou preparada para embarcar nesta viagem e exercer com plenitude o meu papel de artista. 
Elenco do espetáculo "As Confrarias". Direção: Antonio Cadengue. Estreia em jun/13
No fim do ensaio, tive vontade de fazer um discurso emocionado aos novos colegas, dizendo tudo que escrevi aqui, e acrescentando, às lágrimas: "vocês são parte do meu presente, neste feliz aniversário". Mas como ainda não tenho intimidade com o grupo, disse apenas "obrigada" e sorri. Não só ri com os lábios, mas com os olhos, com a alma e o coração. O Teatro salva. Drama, poesia e arte!

Nenhum comentário: