Brenda Ligia-Cinema,TV,Teatro

Minha foto
Brenda Ligia é atriz, mestre de cerimônias, diretora, apresentadora e locutora trilíngue (inglês/francês). Como atriz, atuou em 15 longas, 12 séries de TV, dezenas de curtas e espetáculos. Prêmios/ ATRIZ -Prêmio de melhor atriz no Brazil New Visions Film Fest (2023) -Prêmio de melhor atriz no Festival Riba Cine RJ (2022) -Prêmio de melhor atriz no Festival CinePE (2017) Prêmios / Diretora: -Prêmio Diáspora no Silicon Valley African Film Festival (USA, 2020) pelo seu curta Contraste, lançado pela MídiaNINJA -Prêmio Empathy no Essential Stories Project USA (2020) pelo seu documentário Ilê -Prêmio Especial no Cine PE (2014) pelo seu documentário Rabutaia CINEMA Cidade; Campo (Berlinale) 2024, Amado (Globoplay, Telecine) Sangue Azul (Netflix), Bruna Surfistinha (Netlix), etc. TV Séries Além do Guarda-roupa (HBO Max), Assédio (TV Globo, GloboPlay), Sob Pressão (Globo), A mulher do prefeito (Globo), etc. MC Brenda Ligia está na lista das 10 melhores mestres de cerimônias do Brasil, via Super SIPAT. Contato: atendimento@castinglab.com.br

24 de janeiro de 2009

APRESENTADORA


MAKING OF - GRAVAÇÃO DO VÍDEO (EDITAL FICTV -MINISTÉRIO DA CULTURA)
APRESENTADORES: BRENDA LIGIA & DANILO SACRAMENTO
LUDO PRODUÇÕES - DIR.: RICARDO POMPEU

O Edital de Seleção Pública FICTV/Mais Cultura é voltado para projetos de produção de minisséries, com 13 episódios de 26 minutos de duração cada, que proponham uma visão original sobre a juventude brasileira das classes C, D e E. As minisséries serão exibidas nas emissoras da Rede Pública de Televisão.

Os projetos serão selecionados por Comissão de Avaliação formada por especialistas em teledramaturgia e produção audiovisual indicados pelo Ministério da Cultura. O processo de seleção será realizado em duas etapas.

Na primeira, de Desenvolvimento de Projeto Técnico de Realização de Minissérie, serão selecionados até oito projetos, que receberão R$ 250 mil, cada um, para executar o plano de desenvolvimento do projeto da minissérie, que inclui a produção do episódio piloto. Os pilotos serão exibidos nas emissoras públicas de televisão, e serão submetidos a uma análise de performance.

Na segunda etapa, de Produção de Minissérie, serão selecionados até três projetos técnicos, dentre os oito pré-selecionados na primeira fase, considerando-se o relatório de performance dos pilotos exibidos e o respectivo projeto de produção da minissérie. Cada projeto premiado receberá aporte total de recursos financeiros no valor de R$ 2,6 milhões para produzir a minissérie com 13 episódios.

As inscrições poderão ser feitas a partir de 16 de dezembro de 2008 até 15 de março de 2009.

http://fictv.cultura.gov.br/

20 de janeiro de 2009

Por que não doei sangue aos crentes da Renascer

Hoje, logo pela manhã, a posse de Obama já bombava na TV, embalada pela animada musiquinha do jornal matinal (da rede Globo, ora bolas!). E lá fui eu, rumo à empreitada de doar sangue no HC (pros crentes vitimados pelo desabamento da igreja, ou pra quem quer que precisasse de tipo Bê Positivo nessa terça-feira, dia também de eliminação no paredão do BBB, na mesma rede Globo - ora bolas...).

Cheguei, peguei o elevador, desci. Mostrei o RG, fui encaminhada pra cantina, tomei o suquinho de laranja. Peguei a senha, medi a pressão, doei gotinha de sangue pro teste da anemia. E todo mundo foi chamado. Menos eu. Glup!

Esperei. E de novo, chamaram em voz alta: "Brenda Ligia". E fui. E me picaram de novo, ali, mesmo, em pé no balcão. Tudo na maior higiene; sigilo total. Sei. E esperei... Na TV, Ana Maria Braga (!!!) tentava animar esse Brasilzão-véi-sem-portêra. Terrível. A espera também. Longa. Até que a doutora despontou no corredor; com um envelope branco nas mãos, anunciou: "Brenda Ligia".

Glup. Levantei. Sem nem saber o que pensar. Tendo culpa ou não, GLUP. Porque todos os outros doadores viram sua senha no painel e se dirigiram ao guichê em questão; menos eu. Porque ali estava a doutora, me esperando, de pé no corredor... GLUP!

Fomos ao consultório, e aquele envelope me passava a impressão de estar incrivelmente pesado... sentei, e ela começou, me soando bem mais cruel que o necessário:

"Brenda Ligia, IN-FE-LIZ-MEN-TE, sinto MUITO lhe informar, que você não poderá doar sangue hoje porque, de acordo com o resultado do seu exame, foi encontrada uma taxa muita baixa de ferro no sangue da senhora. A taxa de ferro para doação é 38, e você tem 32 de ferro no sangue. E 31 já é anemia. Precisa comer feijão todo dia; cozido com pregos novos e bem lavados. E couve, espinafre, beterraba, carne vermelha. Nada de cereais, chás, café, refrigerantes".

Ok... então, vamos lá. Se chama Anemia Ferropriva. O tempo de tratamento é determinado pelo médico mas nunca deve ser inferior a 90-120 dias pois este é o tempo necessário para completa substituição das hemácias circulantes no organismo. E vamos lá! Hoje já mandei pra dentro uma pratada de feijão e espinafre (mais de 2 conchas cheias). E sulfato ferroso. E frutas. E salve, salve!

E EU QUE NÃO ME SENTO NO TRONO DE UM APARTAMENTO COM A BOCA ESCANCARADA, CHEIA DE DENTES, ESPERANDO A MORTE CHEGAR...

5 de janeiro de 2009

Comemorar O QUÊ?



Hoje eu li que as pessoas em Gaza dormem de roupa, passando frio (pois as casas, destruídas, não têm mais janelas!) e com os documentos nos bolsos, para o caso de conseguirem fugir dos bombardeios (por terra, céu, ou mar...).
E também li que os hospitais não estão mais dando conta de tanta gente. Gente decepada por todos os lados. Não há meios de atendê-los.
E também li que eles não encontram água quando estão com sede. E falta tudo. Guerra, pôxa... GUERRA!
E vi algumas fotos que me fragilizaram profundamente (tanto que nem tenho coragem de postá-las aqui... de sujar este meu blog com sangue). Que me fizeram perguntar qual o sentido de tudo isso. E onde o homem vai parar. E porque tá tudo perdido (mais perdido que em outros cantos!) justo nas bandas da terra de "Jesus".

E também li que os EUA tá quietinho no canto. Barack não se manifestou. Como quem diz: "Israel, continue atacando... bom divertimento!". E no jornal Folha de SP (é isso que assino), a capa: uma linda criancinha palestina chorando pela morte do irmãozinho. DURO. Não aguento.

(Da FOlha: Os bombardeios no norte de Gaza foram intensificados pelo Exército israelense. A ofensiva já deixou mais de 500 mortos. Palestinos lançaram foguetes contra o sul de Israel. Um atingiu uma creche).

UMA CRECHE!!!

É louco pensar que, há exatamente 2 dias, eu estava no sítio Marromeno, em Ibiá, MG, com minha família. Cercada de pessoas que amo. Comendo bem, bebendo bem. Jogando Imagem & Ação. Dando risada com os primos, tios e avô; o dia inteiro em festa. E foi então que, em momento de oração, o marido da minha prima-gênia Ana Maria Gonçalves (grande mulher, casada com o grande homem Idelber Avelar, do Biscoito Fino e a Massa http://www.idelberavelar.com/ ) lembrou-se da causa palestina. E chamou atenção para o sofrimento daquelas pessoas. Todos demos as mãos, e rezamos por todos eles.

E depois, silenciosamente, cada um na sua pequenez, se perguntava: "Comemorar O QUÊ?"

Pois bem... e o mínimo que faço é postar SIM a foto do limite do ser humano. Triste. Dói. Lágrimas, sangue. E O HOMEM CONTINUA SENDO O ANIMAL MAIS CRUEL... Quantos civis, Idelber? E tem jeito de haver um final feliz?



link para um blog de Gaza: http://www.kabobfest.com/2009/01/gaza-where-families-die-together.html
"Gaza: Where families die together (onde as famílias morrem juntas)"
By Mohammad"